Olá meninas ☻
Esse era o post que eu estava louca para fazer. É sobre um livro que eu li, um livro de poesia (eu amo), e eu quero compartilhar com você que assim como eu, também gosta de poesia.

A autora é a Lya Luft, autora de um conhecido livro chamado Perdas e Ganhos.

Lya Luft nasceu no dia 15 de setembro de 1938, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul.
Com onze anos, Lya decorava poemas de Goethe e Schiller.
Iniciou sua vida literária nos anos 60, como tradutora de literaturas em alemão e inglês.Thomas Mann. 
Ela diz que traduzir é sua verdadeira profissão. E que faz tradução para ganhar dinheiro. Mas também porque gosta. Um trabalho que exige respeito. Seu desejo é aproximar o escritor estrangeiro do leitor brasileiro. Confessa que não pode ser inteiramente fiel, porque pode-se correr o risco de ninguém entender nada. Mas não faz um carnaval em cima do texto alheio, não inventa, não cria frases que não existem.

Descrevendo Lya..
Uma mulher gaúcha, brasileira, que faz cada vez mais, aos sessenta e um anos, o que desde os três ou quatro desejava fazer: jogar com as palavras e com personagens, criar, inventar, cismar, tramar, sondar o insondável. "Tento entender a vida, o mundo e o mistério e para isso escrevo. Não conseguirei jamais entender, mas tentar me dá uma enorme alegria. Além disso, sou uma mulher simples, em busca cada vez mais de mais simplicidade. Amo a vida, os amigos, os filhos, a arte, minha casa, o amanhecer. Sou uma amadora da vida. O que você nunca vai esquecer? Escutar o vento e a chuva nas árvores do imenso jardim que cercava a casa de meu pai, na minha infância". Puro maravilhamento. O que lhe causa repugnância? Preconceito, hipocrisia. Vale a pena escrever? "Não escrevo porque “valha a pena”, mas porque me faz feliz, simplesmente". O que falta à literatura brasileira? "Nada, não falta nada. Ela é o que é, simplesmente, cheia de graça, desgraça, florescente, múltipla, lutando com a crise econômica que atinge também as editoras, mas, como não se escreve para ficar rico, tudo bem". E Deus? "Deus eu imagino como força de vida: luminosa, positiva, imperscrutável". E o Brasil? Brasil cujo jeito é parecer não ter jeito. "Não quero jamais ter de morar longe dele. Aqui tudo é possível. E tanto está ainda por fazer". O que fazer para reverter esse quadro de miséria? "Que os responsáveis por isso criem vergonha na cara". Quem não merece respeito algum de ninguém? "Todos merecem algum respeito, no mínimo compaixão". Você costuma rezar? "Não tenho nenhuma religião instituída, mas tenho uma profunda visão “religiosa”, sagrada, da natureza, das pessoas, do outro". Qual é seu momento ideal para escrever? "O momento em que meu livro quer ser escrito. Mas normalmente produzo mais de manhã bem cedo. Gosto de ver o dia nascer, aqui na minha mesa de trabalho e do meu computador". Se confessa uma mulher tímida, embora não pareça.

Esse é um brevissímo resumo da grande autora.♥

Os dados são do site releituras.

Mas agora, eu vou comentar o que eu acho do livro. 


Agora são as fotos dos poemas que eu mais gostei♥
Se eu refleti com esse poema? hmmm, eu refleti com todos ueoejeoek

"Nem vida nem morte: somos lúcida vertigem..

sobre o amor: se quiseres me amar, terá de ser hoje.



"removi a máscara que sobrava: nada havia a esconder de ti"

a-m-e-i


Resuminho pra vocês o que eu achei do livro: eu amei. Eu amo poesia, porém eu confesso que não são todas que eu entendo de primeira, leio e já compreendo. Poesia não é fácil de interpretar mesmo. Mas as dela, eu me senti nelas. São poesias que quanto mais você lê, mais você quer ler. E não falam só de amores, e dores. Falam da vida, do tempo da vida.. 
Eu recomendo >< Eu não comprei o livro. Peguei na biblioteca da minha cidade, porém, assim que eu tiver grana, irei comprar!!! 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, é importante.♥

Curte aí...

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

ARQUIVO DO BLOG

Pesquisar este blog

Postagens populares

Pages

Followers